
O que é psicologia clínica?
- 28 de julho de 2025
- 0 curtidas
- 17 visualizações
- 0 Comentários
A psicologia clínica é uma área da psicologia que se dedica à compreensão, avaliação, diagnóstico, tratamento e prevenção de problemas emocionais, comportamentais e mentais. Seu foco principal é o cuidado com a saúde mental dos indivíduos em diferentes contextos e faixas etárias.
Principais características da psicologia clínica:
- Avaliação psicológica: uso de entrevistas, testes e observações para compreender o funcionamento psíquico do paciente.
- Diagnóstico: identificação de transtornos mentais ou dificuldades emocionais, com base em critérios clínicos (como o DSM-5 ou CID-11).
- Intervenção psicoterapêutica: aplicação de diferentes abordagens de psicoterapia (como psicanálise, cognitivo-comportamental, humanista, entre outras) para ajudar o paciente a lidar com seus conflitos, sintomas e melhorar sua qualidade de vida.
- Prevenção e promoção da saúde mental: ações que visam evitar o surgimento de transtornos ou agravamento de sintomas psicológicos.
- Atuação em diferentes contextos: clínicas, hospitais, consultórios particulares, instituições de saúde mental, escolas, entre outros.
Quem pode atuar na psicologia clínica?
Somente psicólogos(as) formados e registrados no Conselho Regional de Psicologia (CRP) podem atuar legalmente na área clínica no Brasil. Além disso, muitos profissionais buscam especializações ou formações complementares em psicoterapias específicas.
Deixe Seu Comentário